O final de semana foi de grandes emoções e agito na capital Porto Velho para o Xadrez,om a realização de disputas entre enxadristas, com destaque para Maysa Silva, atleta da Federação Rondoniense de Xadrez que agora também defende as cores da XPGA Academia.
Maysa fez a norma para se tornar a primeira Mestre Nacional de Xadrez de Rondônia no feminino já no próximo desafio, recompensa pelo esforço extra, pois em Cacoal não tinha a assistência técnica para levá-la ao nível desejado pela atleta que é chegar a seleção olímpica do Brasil, um sonho possível, agora com a nova parceria com o Mestre Nacional Gualter Amélio e toda a estrutura de campeões da Academia.
Na preparação a diversão é o carro chefe e o clima de amizade nos torneios on-line do CapiChess Arena, que acontece todos os domingos às 11 horas é para se divertir com as penduradas entre os amigos do time.
Outro que também vem em evolução é Robson Amorim. Após o título de MN conquistado no Acre o enxadrista foi o destaque no JIR 2024 vencendo partidas duríssimas contra Gabriel Carckeno, assim como outros veteranos da terra que sentiram de perto o peso da mão do gigante da XPGA. MN Robson 1x 0 Jânio.
Outro grande destaque do final de semana foi o enxadrista Gustavo Pereira, atleta formando no tradicional Clube de Porto Velho, nas aulas do professor Gualter no Ferroviário Atlético Clube. Debutando nos torneios na categoria absoluto, surpreendeu a todos ao vencer o MN Alex Aécio, campeão do CRX 2021 e 2023. Com um jogo agressivo e ousado o campeão Juvenil dos Jogos Escolares Metropolitana não tomou conhecimento e arrematou a partida de forma brilhante. MN Alex Aécio 0 x 1 Gustavo Pereira
Outra grande notícia para o esporte rondoniense foi a volta do já tradicional CapiChess. O torneio foi um sucesso de público e participação e foi realizado na Autovema de Porto Velho que contou com a organização de excelência da Xpga Academia com apoio na arbitragem da FRX e FRXE.
Pela segunda vez a AutoVema sedia o mais forte torneio por categoria da capital, que reuniu alguns dos melhores xadrezistas dos Jogos Escolares da Juventude num grande torneio contra a turma do Absoluto. O retorno desta competição foi emocionante e de grande importância para testar o potencial dos jogadores formados recentemente, que puseram a prova seu talento contra a experiência dos veteranos.
O professor Gualter Amélio realizou a primeira edição do evento em dezembro de 2016 no Clube Ferroviário e a segunda em maio de 2017 já na Autovema.
Em 2018 o professor foi eleito presidente da Federação Rondoniense de Xadrez, com a missão de arrumar a casa e colocar a modalidade nos trilhos. O torneio ficou adormecido nos anos seguintes e agora volta com força total.
Classificação Final por Categoria - Naipe Masculino
Absoluto
Campeão: Eduardo Meireles
2º lugar: Ayrton Araújo
3º lugar: Marcos Adriano
Juvenil
Campeão: Nicolas Augusto
2º lugar: Lucas Campigotto
3º lugar: Daniel Fernandes
Infantil
Campeão: Mário Neto
2º lugar: Henrique Brasil
3º lugar: Davi Queiroz
Mirim
Campeão: Samuel Pamplona
2º lugar: Felipe do Carmo
3º lugar: Miguel Mendonça
Fraldinha
Campeão: Théo Kmael
Categoria Maior de 50 anos:
Campeão: Paulo Fernandes
Classificação Final por Categoria - Naipe Feminino
Absoluto
Campeã: Stella Cavalcante
2º lugar: Ingrid Souza
3º lugar: Sofia Dias
Juvenil
Campeã: Ewerlyn Amélio
Esta foi a 3ª Edição do CapiChess Autovema. Foram 24 troféus + 60 medalhas distribuídas entre os feras de Rondônia.
Realização Xpga Academia
Organização MN Gualter Amélio
Comentários: