Faleceu na sexta-feira (16) vítima de infarto, a atleta Ana Paula Scheffer, de 31 anos. A ginasta foi encontrada já sem vida pela mãe, dentro do quarto na residência em que moravam.
Ana, que atualmente era técnica da equipe de GR (Ginástica Rítmica) em Cascavel, representou o Brasil em competições internacionais importantes. Em 2007 ela foi medalha de bronze no aparelho Arco, nos Jogos Pan Americanos. O feito era inédito para a modalidade.
Ela também participou do Campeonato Pan-Americano de 2005, jogos Sul Americanos de 2006 em Buenos Aires e de 2010 em Medellín. A ginasta também esteve no campeonato mundial de 2009, no Japão.
Diversos órgãos ligados à atleta se solidarizaram com a morte.
Nota de pesar da Prefeitura de Cascavel:
O Município de Cascavel lamenta profundamente a morte da atleta Ana Paula Scheffer, que durante toda sua vida fez história na Ginástica Rítmica, inspirando crianças e adultos em todo o Brasil e popularizando o esporte no país.
A atleta renomada que virou referência internacional estava atuando como treinadora no Centro de Iniciação ao Esporte Alice Martelli, mais uma vez, passando seu legado a mais de 200 crianças que antes da pandemia puderam aprender mais sobre o esporte, disciplina, ética e respeito ao próximo com seus ensinamentos. Nos últimos tempos, ela estava à frente da equipe de rendimento da instituição.
O Município de Cascavel agradece Ana Paula por ser fonte de inspiração, coragem e força e presta solidariedade a todos os familiares, amigos e alunos que foram tocados pela garra dessa atleta que deixará saudades e um legado para as próximas gerações.
A Confederação Brasileira também emitiu uma nota:
A Confederação Brasileira de Ginástica recebeu com extrema tristeza a notícia do falecimento da treinadora e ex-ginasta Ana Paula Scheffer, que representou durante tantos anos a Ginástica Rítmica do Brasil, conquistando diversos títulos nacionais e internacionais.
Ficam, agora, as boas lembranças da ginasta, bem como a nossa solidariedade aos familiares e amigos.
A Confederação Paranaense também lamentou a morte súbita da atleta:
É com enorme pesar que comunicamos o falecimento da ex-ginasta e treinadora toledana Ana Paula Scheffer. Hoje o céu ganha uma estrela, que há 31 anos brilhava aqui na terra.
Ana foi medalha de bronze no aparelho Arco, nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro e ajudou a levar o nome do Paraná mundo afora. Participou dos campeonatos paranaenses em todas as categorias e ganhou inúmeras medalhas estaduais, nacionais e internacionais, pois integrou a seleção brasileira individual. Ela continuou os trabalhos na ginástica como treinadora em Toledo e Cascavel, e ministrava cursos em outras regiões do Brasil.
Ficam agora as lembranças e a mais profunda saudade, de uma ginasta vencedora e de uma talentosa treinadora.
Que Deus conforte o coração da família e amigos. Nós, dirigentes, treinadores, árbitros e ginastas, que somos a Federação Paranaense de Ginástica sentiremos sua falta!