A FIFA decidiu implantar a nova norma aprovada pela IFAB (International Football Association Board), entidade que controla as regras do futebol mundial, de que somente os capitães das equipes podem se aproximar da arbitragem durante decisões importantes em partidas.
A ideia é prevenir que muitos jogadores cerquem ou rodeiem o árbitro. Somente um jogador de cada equipe poderá falar com a arbitragem nesse momento e o árbitro pode instruir, verbalmente ou com gestos, que outros jogadores continuem afastados, caso ainda assim se aproximem, serão punidos com cartão amarelo.
A FIFA informou da nova regra a comissão de arbitragem da CBF, que já comunicou aos clubes e as federações estaduais, para colocarem em prática de imediato em suas competições.
A CBF, comunicou também, que vai jogar duro com quem formar bolinhos em torno do árbitro e se comportar de maneira inadequada na área técnica. O cartão amarelo vai ser utilizado sem parcimônia nessas situações. Uma espécie de tolerância zero.
A medida já está valendo nos jogos disputados no Brasil e o comunicado da Federação Internacional" é assinado por Pierluigi Collina, Presidente do Comitê de Árbitros da FIFA
CONFIRA AS DIRETRIZES.
1. As interações normais entre os jogadores e o árbitro são permitidas e continuam sendo importantes (para aumentar a transparência e evitar possíveis frustrações e conflitos).
2. Qualquer jogador (inclusive o capitão) que demonstrar discordância por palavra ou ação será advertido (cartão amarelo).
3. O árbitro, quando apropriado, explicará decisões importantes ao(s) capitão(ães) e/ou ao(s) jogador(es) envolvido(s) em um incidente.
4. Para evitar que os jogadores se aglomerem ou cerquem o árbitro em situações importantes e após incidentes ou decisões importantes:
- Apenas um jogador de cada equipe - geralmente o capitão
- Tem permissão para se aproximar do árbitro e, ao fazê-lo, deve sempre interagir de forma respeitosa;
- O árbitro pode instruir/incentivar os jogadores (verbalmente ou com gestos) a não se aproximarem dele;
- os capitães de equipe são responsáveis por ajudar a afastar os companheiros de equipe do árbitro;
- Os jogadores que se aproximarem ou cercarem o árbitro quando não tiverem permissão para fazê-lo poderão ser advertidos (cartão amarelo);
- Se apropriado, o árbitro pode atrasar o reinício do jogo para dar tempo ao(s) capitão(ães) de falar com seus companheiros de equipe para explicar uma decisão, exigir comportamento adequado etc.
- A interação ou a abordagem de qualquer jogador que não seja o capitão fica a critério do árbitro.
Por exemplo, se o jogador tiver cometido uma infração, sofrido uma falta e/ou estiver machucado.
Comentários: