LS Esporte - Portal do Esporte de Rondônia

Domingo, 21 de Julho de 2024
PASSOS AUTO AR
PASSOS AUTO AR

NOTICIAS GERAL Nacional

PRESIDENTE DA ACEB MARCA PRESENÇA NA CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CRÔNICA ESPORTIVA

O Deputado Douglas Viegas convidou o presidente da ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil), Erick Castelhero, que se fez presente em plenário na audiência pública

PRESIDENTE DA ACEB MARCA PRESENÇA NA CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CRÔNICA ESPORTIVA
Foto: Ramon Gonçalves
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por iniciativa do deputado Federal Douglas Viegas (União-SP), em requerimento enviado à Comissão do Esporte da Câmara para uma audiência pública, foi debatida nesta terça-feira, 11/06, a criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva.

A ideia surgiu com o jornalista Fernando Nardini por ocasião da morte de três grandes cronistas esportivos em menos de 24 horas: o Apolinho Washington Rodrigues (na noite de 15 de maio), Antero Greco e Sílvio Luiz (na madrugada e manhã de 16 de maio).

Por isso mesmo a data sugerida, e aceita, para representar o Dia da Crônica Esportiva Nacional foi 16 de maio.

Publicidade

Leia Também:

Na audiência desta terça-feira o Deputado Douglas Viegas convidou o presidente da ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil), Erick Castelhero, que se fez presente em plenário e outros jornalistas que participaram de modo remoto através de plataforma digital: Nelson Nunes (presidente da ACEESP), Eraldo Leite (presidente da ACERJ), Arthur Eugênio (presidente da ABRACE) e Octávio Muniz.


Os jornalistas expuseram a importância dos cronistas falecidos, cada um em seu veículo de atuação (Apolinho no rádio, Antero na TV e no impresso, Sílvio Luiz na narração de TV), justificando a homenagem que se apresenta.

O Presidente da ACEB, Erick Castelhero exaltou a iniciativa: "Ter uma data nacional comemorativa especialmente dedicada aos cronistas vai servir para relembrar não apenas Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz, mas também para recordarmos outros profissionais icônicos que nos informaram e nos emocionaram", disse. "O Dia Nacional da Crônica Esportiva servirá como momento de reflexão, debates e providências rumo a melhores condições de trabalho", completou ainda Castelhero.

Os jornalistas responderam a diversas perguntas de internautas no debate aberto ao público.

Fernando Nardini, autor da ideia, encaminhada ao deputado Douglas Viegas, ressaltou a importância desses cronistas que serviram de modelo para outras gerações, seja com suas atuações em comentários abalizados sobre futebol, seja na criação de bordões que caíram no gosto popular se tornaram expressões incorporadas ao linguajar dos locutores e comentaristas.

No encerramento dos trabalhos o presidente ACEESP, Nelson Nunes, falou sobre o que se espera do futuro da crônica esportiva: “Nesta avalanche de novas mídias e novos influenciadores na crônica esportiva, haverá um filtro natural e só os melhores e mais bem preparados sobreviverão”.

Já o presidente da ACERJ, Eraldo Leite, lembrou que o jornalista deve estar sempre na vanguarda da notícia prezando pela verdade dos fatos: “Jornalista não mente, jornalista não inventa, jornalista tem obrigação com a ética”.

No encerramento dos trabalhos, Erick Castelhero se pronunciou novamente sobre a ideia da criação da data nacional dos cronistas esportivos: "Precisamos enaltecer a iniciativa do jornalista Fernando Nardini e o empenho do deputado Douglas Viegas no encaminhamento ao Dia Nacional da Crônica Esportiva. A ACEB apoia integralmente a campanha para que o requerimento se transforme em realidade", destacou o Presidente da ACEB.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!