Conte sua Historia:
No nosso quadro “conte sua Historia” quem estará contando sua historia é Julio César Ardohain Menezes um dos mais conceituados Árbitros de Futsal do Estado de Rondônia.
Julio César, nascido no dia 20 de Fevereiro de 1960, natural de Coari Rio Grande do Sul, começou a se dedicar arbitragem em 1988 quando parou de jogar. Na sua adolescência chegou a fazer teste no Internacional mais não obteve êxito, mas foi no futsal que Julio se identificou, jogou vários Campeonatos Paranaense e Gaúcho, e participou por diversas vezes as olimpíadas do Exercito.
Mas devido algumas contusões sofrido como jogador aos 27 anos passou se dedicar, mas profundamente nas regras do Futsal, Basquete, Vôlei, mas foi na Federação Paranaense de Futsal que surgiu a primeira oportunidade em fazer parte do quadro de arbitragem, sua primeira passagem por Porto Velho foi de 1992 a 1996, quando Federação de Futebol de Salão de Rondônia era comanda pelo presidente José Ribamar (Zezinho), apitou jogos importantes de Takeda, TeleClube, Imbbel, São Cristóvão. Apitou ao lado dos árbitros rondoniense Adilson e Osvaldo de Sousa.
Retornando a cidade Curitiba Capital do Paraná em 1998 filiou-se novamente a Federação Paranaense de Futebol Salão, quando foi convidado a fazer parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, onde apitou jogo de Banespa, Corinthians e Internacional, mais o que marcou em toda sua trajetória como arbitro foi apitar um jogo amistoso da seleção Brasileiro contra a seleção Paraguaia.
Em 2003 foi transferido para Belém do Pará, participou também do quadro de arbitragem da Federação Paraense de Futebol Salão, onde apitou jogos da recém criada da Liga Norte realizada na cidade de Macapá – Amapá. Durante cinco anos ficou apitando naquela região e por fazer parte do quadro nacional de arbitragem foi convocado por diversas vezes para apitar no Campeonato Brasileiro de Futsal da região norte.
Em setembro de 2007 foi transferido mais uma vez para Porto Velho, hoje é vice presidente da Associação dos Arbitros do Municipio de Porto Velho - AAMPVH, sendo considerado um dos melhores árbitros de futsal da atualidade em Rondônia.
Toques Rápidos:
LS – Nome completo, Data de Nascimento, Naturalidade e Profissão?
JC – Julio César Ardohain Menezes, nascido no dia 20 de Fevereiro de 1960, natural de Coari Rio Grande do Sul, profissão militar do Exêrcito.
LS – Quando você chegou aqui, você percebeu mudança no futsal?
JC – Quando chequei em 2007 já percebi uma mudança do modo que o presidente vinha conduzindo as competições apesar de ainda está bem ágüem daquilo que agente desejava.
LS – De que forma você viu a mudança?
JC - Mas de uma forma bem mais organizada digamos assim, as competições existiam de bom nível para a região aqui, mas muito alem daquilo que agente espera, tanto em termo de quantidade, qualidade.
LS – O que você diz sobre as categorias de base?
JC - Aqui agente senti muita falta de trabalho nas Competições nas categorias de base, por onde já passei os outros estados dão muita ênfase as competições de base.
LS – Qual a diferença da Administração da FFSR de 92 a 96, quando você esteve aqui pela primeira vez, com a Administração atual?
JC - Durante os onzes anos que estive ausente achei muita diferença percebemos que houve uma restauração na federação se integrou, mas a Confederação coisa que antigamente não existia.
LS – Quem foi seu ídolo na Arbitragem?
JC – Daniel Pomeroy, ele foi um dos melhores árbitros de futsal do Brasil, na década de 90, hoje ele faz parte da Confederação Brasileira de Futebol de Salão - CBFS, trabalha na elaboração das regras do futsal.
LS – Qual a mensagem que você deixa para os árbitros que estão começando?
JC – Que procure ter o Maximo de calma possível no jogo, procure ler bastante as regras, para saber entender e interpretar de uma forma consciente. Para que o arbitro não seja um caçador de falta ele tem que deixar a falta acontecer, daí ele terá uns dois segundos para que ele possa decide o que deve marcar, o árbitro é mediador ele tem que ter calma e paciência em saber aplicar a regra na hora certa e no momento certo. Saber se comunicar com o atleta é muito importante, demonstrar para o atleta que ele entende das regras e que ele é dono da situação conhece a regra e tem o jogo na mão. Para adquirir respeito ele só vai conseguir se tive uma postura correta dentro da quadra, ou seja, desde hora que ele chega até a hora do final do jogo. Se ele procurar colocar uma postura firme e disciplinadora ela vai fazer Sucesso.